sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Ministro da Cultura promete recursos para ampliar Parque Serra da Capivara

http://g1.globo.com/pi/piaui/noticia/2015/08/ministro-da-cultura-promete-recursos-para-ampliar-parque-serra-da-capivara.html

18/08/2015 15h58 - Atualizado em 18/08/2015 18h01

Anúncio aconteceu durante solenidade no Palácio de Karnak nesta terça (18).
Ministro anunciou ainda a aplicação de R$ 1,5 milhão em cultura no Piauí.

Catarina Costa
Do G1 PI

Durante visita ao Piauí, o ministro da Cultura, Juca Ferreira, garantiu recursos para a ampliação do Parque Nacional da Serra da Capivara e a aplicação de R$ 1,5 milhão para pontos de cultura no estado. Ele esteve reunido nesta terça-feira (18), no Palácio de Karnak, para o lançamento do 8º Festival de Rabecas e a sexta edição do FestLuso.

Governador do Piauí cobrou a criação de polos de
cultura no estado (Foto: Catarina Costa/G1)

"Vou discutir com o governador Wellington Dias a ampliação do parque de uma maneira que ele possa ser autossustentável. É preciso investimento, mas esperamos que, com a funcionamento do aeroporto de São Raimundo Nonato, isso possa contribuir para um retorno positivo em relação ao fomento do turismo na região e preservação do maior patrimônio cultural da humanidade", contou o ministro.

O parque vem enfrentado a sua pior crise financeira e pode fechar as portas. No início de agosto, a arqueóloga Niéde Guidon, que cuida do local desde a década de 1970, afirmou que deu aviso prévio para todos os funcionários. Em 2003, o parque tinha 270 funcionários e hoje são menos de 100. Das 28 guaritas de segurança e vigilância, apenas 12 funcionam e, com as demissões, todas devem ser fechadas.

Apesar do anunciado aporte financeiro, o ministro não deu detalhes de como e nem quando esse dinheiro seria enviado para a ampliação do Parque Nacional da Serra da Capivara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário