terça-feira, 25 de agosto de 2015

Festival de Teatro Lusófono começa hoje com espetáculos de seis países

 http://g1.globo.com/pi/piaui/noticia/2015/08/festival-de-teatro-lusofono-comeca-hoje-com-espetaculos-de-seis-paises.html

24/08/2015 12h11 - Atualizado em 24/08/2015 12h25
 
6ª edição do evento acontece em Teresina de 24 a 30 de agosto.
Participam grupos de Moçambique, Angola, Cabo Verde, Portugal e Brasil.
Do G1 PI

Teatro do Kaos de SP encenará 'Os Sapatos Que Deixei Pelo Caminho' (Foto: Sander Newton/Divulgação)

O Festival de Teatro Lusófono (FestLuso), único evento cultural e internacional realizado anualmente em Teresina, começa nesta segunda-feira (24) e reunirá este ano grupos de seis diferentes países. O festival levará a cultura do teatro às ruas, praças e casas de espetáculos, com apresentações de diferentes grupos, unidos pela mesma língua.

Na abertura, o Grupo Harém de Teatro leva ao palco do Theatro 4 de Setembro a peça "Um Bico Para Velhos Palhaços", que traz a história de três palhaços que se reencontram depois de percorrerem seus próprios mundos do riso e da felicidade. Numa sala de espera aguardam a hora para uma entrevista de emprego. Humor refinado e vena será o mote desse espetáculo que abre a maratona de apresentações do festival.
Parte das apresentações acontece no
Theatro 4 de Setembro (Foto: Catarina Costa / G1)

O evento já está em sua sexta edição com programação diversificada, reunindo peças de teatro, oficinas e shows musicais. Há grupos do Brasil (Teresina, São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Salvador), Portugal, Moçambique, Angola, Cabo Verde e China (Macau).

“Quando morei em Portugal, no período de 1998 a 1999, fiz um estágio de teatro em língua portuguesa. Finalizando esse trabalho, cada um da turma ficou com a missão de dar continuidade a essa atividade, seja com encenações, palestras ou outra forma de lembrar o teatro em língua portuguesa. Então eu optei pela criação de um festival que unisse essas duas culturas em uma mesma língua”, conta o ator Francisco Pellé, coordenador do FestLuso.

O evento vai além de apresentações teatrais e paralelamente ao festival são realizados oficinas e shows musicais. As oficinas iniciaram ontem (20) e seguem até segunda-feira (24), das 9h às 12h, na Escola Técnica Estadual de Teatro Professor José Gomes Campos. A ministrante é a professora Vanéssia Gomes, do Grupo Caretas de Teatro de Rua, da cidade de Fortaleza – CE.

Os shows musicais acontecem a partir da terça-feira (25) no Espaço Cultural Trilhos. A programação conta com apresentações das bandas locais Bia e os Becks, Uns Pereira da Silva, Gonzaga Lu, Conjunto Roque Moreira, Moisés Chaves e Batuque Elétrico e Cochá/Grupo Recantos. O Festluso é uma realização do grupo Harém de Teatro com o apoio da Secretaria Estadual de Cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário