quarta-feira, 27 de outubro de 2010

3ª edição do Festival de Teatro Lusófono será lançada dia 5

Desde 2008, o Piauí passou a ser um importante membro do circuito mundial de teatro quando se tornou sede de um evento que já nasceu grande. O Festluso, Festival de Teatro Lusófono, vai este ano para a sua terceira edição e contará com espetáculos de 7 países. Além do Brasil, Angola, Cabo Verde, Portugal, Moçambique, Guiné Bissau e Espanha (Galícia) já estão com participação confirmada.

 
De 15 a 21 de novembro, Teresina será a capital oficial do teatro internacional sem tradução. Dentro da programação, atividades nos teatros 4 de setembro, João Paulo II e Estação, além de oficinas a apresentações de grupos de teatro de rua.

 
Nas edições passadas, o Festluso contou com a presença de grandes espetáculos e estrelas, como as Regina Duarte e Lucélia Santos e o escritor angolano Ondjaki, que recentemente ganhou o prêmio Jabuti. Ondjaki lançou, em parceria com o festival, a peça “O Morto, os Vivos e o Peixe Frito”.

 
Além das montagens, o Festluso terá também espaço para discussões da comunidade lusófona. Paralelo ao festival acontece o II Encontro Internacional Sobre Políticas de Intercâmbio na CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa). O evento, que é organizado pela Cena Lusófona (www.cenalusofona.pt) e teve a sua primeira edição em Coimbra, reunirá autoridades da cultura, artistas e produtores dos países lusófonos.

 
O lançamento oficial do evento para a imprensa acontece no próximo dia 5 de novembro, dia nacional da Cultura e da Ciência. O Festluso 2010 tem patrocínio da Oi e é apoiado por Oi Futuro, Ministério da Cultura, Funarte e Siec.

Um comentário:

  1. Desejando SUCESSO para mais esta edição e parabéns pela abrangência e importância que o evento possui.

    ResponderExcluir